Cercas Vivas
A função da Cerca Viva é a área, mas com a beleza e a graciosidade das plantas. Outro recurso é não só usar as plantas (arbustos), mas também utilizar um suporte, como uma treliça, para que possamos plantar uma trepadeira, que também dará o mesmo resultado.
Podocarpo
Tipo de Sebe muito usada, sendo talvez a primeira opção que venha há ideia do jardineiro quando questionado sobre uma cerva-viva. Necessita de muito sol e quando utilizado em locais sombreados fica raio e sofre com ataque de pulgões e cochonilhas. Quando menor a muda maior o índice de pega e mudas grandes devem ter torrões proporcionais. Não aconselho plantio de mudas grandes no outono e inverno, a perda pode chegar até 50% das mudas.
Clusia
A Clusia é uma espécie muito resistente, se adapta muito bem ao sol pleno ou locais com muita claridade. Tolerante ao vento, suportando ser plantada em locais altos ou corredores com ventos intensos. Não necessita de regas regulares, sendo assim ideal para casas de veraneio ou períodos maiores sem rega. A manutenção é simples, mas não pode ser podada com tesoura de grama, a pode deve ser com alicate no caule e não na folha.
Arundina
Espécies de sol pleno e intenso, em locais sombreados cresce demais e pode tombar. Ideal para plantio direto no solo em grupos ou fileiras. Não necessita de regas intensas e tolera bem a períodos de estiagem. A floração é rosa ou branca, mas depende muito da quantidade de sol recebido diariamente.
Bambusa
Espécie de bambu de aspecto bem delicado e que gosta de locais com sol pleno ou meia sombra. A formação é um pouco demorado após o plantio. Muito utilizada em cercas vivas em jardins orientais. Diferente do bambu comum, não tem crescimento vigorosos e as raízes não danificam floreiras e tubulações.
Viburno
Espécie de sol pleno, muito utilizado para podas quadradas. Requer regas constantes e é bem tolerante ao vento.
Thumbergia Erecta
Opção que mescla uma cerca-viva de folhas verdes com algumas flores azuis. Muito resistente e fácil de cuidar. Necessita de muita água após o plantio. Bom custo beneficio. Quando replantada perde a maioria das folhas, mas são repostas rapidamente.
Murta
Variedade também muito utilizada. Necessita de sol pleno e em locais de sombra fica rala e sofre ataque de pragas. Mudas grandes perdem muitas folhas no replante. Aconselhável plantar mudas menores e esperar que se forme no próprio local do terreno. Possui uma floração branca e perfumada, mas com as constantes podas não é possível desenvolver os botões e florescer.
Buxinho
Muito utilizado como topiaria, também pode ser usado com sebe. A desvantagem que tem um crescimento lento. Necessita de sol pleno e podas constantes para ter um aspecto cheio.
Ixória Coccinea
Bem adaptada ao litoral e locais quentes, é uma opção florida e resistente, precisa de sol pleno. Não necessita de muita poda e a floração é muito robusta. Não é uma sebe para se manter sempre alinhada, há beleza vem das flores e se for sempre podada as flores não se formarão. No mercado é comum encontrar mudas em torrão, mas sentem muito o transplantes e acabam comprometendo o resultado final. Vale apenas pagar mais por mudas menores e criadas na própria embalagem.
Nandina Doméstica
Variedade muito utilizada em jardins orientais. Dependendo do solo, clima e umidade as folhas ficam avermelhadas. Uma das poucas opções que resistem e se mantém viçosas a meia sombra. A beleza desta planta se dá ao não podá-la e por isso a manutenção é muito fácil. Não suporta solo muito úmido. No inverno perde parte das folhas. Possui uma frutinha vermelha e floração branca.